quinta-feira, janeiro 19, 2012

Aperto

Enquanto o sonho tem alma, vai calcorreando as entranhas de aventuras sem ilusões, sem realidades, mas com realezas, compassada pelo ponteiro do tempo que corre veloz ou se detém monotonamente diante de números mesmos, chatos e pouco inspiradores. Dentro deste desespero está ele, ora derretido ora sólido, de todas as cores, sem distinção de batimentos. Não sabe muito bem onde mora, se na complexidade da alma, se na podridão do corpo. Sabe que tem no pulsar algo que cheira a vida ou que pelo menos a isso se assemelha...

sábado, janeiro 14, 2012

Outros olhares




Talvez te falte escalar esse monte que te limita o horizonte, de facto, cá de baixo, não consegues ver muito mais do que o que te rodeia. Podias inspirar-te no céu e no sol que nele brilha, mas o céu ultrapassa-te e o sol faz-te sombra, o que não te apraz. Se te lavasses de ti mesmo, não serias ninguém, mas se te emproas em ti mesmo, és alguém "ninguenzado". Se eu pudesse, varria a paisagem e retirava-te esse monte por uns instantes, só para veres que depois dele continuam a existir pessoas que valem tanto como tu e outros verdejares tão ricos quanto o teu.

terça-feira, janeiro 03, 2012

Vulcões da insensibilidade...

Penso que nos tempos que correm, o importante é procurar acalmar e apaziguar as estruturas internas de cada ser humano, sobretudo as das crianças e dos jovens. Em vez de placar sonhos, devíamos consolidá-los, dar-lhes umas vitaminas extra. E depois, as crianças precisam de se ocupar de brincadeiras, precisam de sonhar com o que desejam ser no futuro, precisam de riscar paredes, brincar na lama e chapinhar na água sem se lembrarem de anunciados ralhetes, enfim, precisam de ser crianças. E os jovens carecem dos tão trágicos desgostos de amores que os levam às lágrimas infundadas, necessitam das rebeldias que fazem questão de ter para chamar a atenção e só porque nós, os adultos, fazemos questão de as contrariar, precisam de ser "cools" e dizer "bué", porque é "nice", precisam da alma teimosa, que nós bem sabemos que têm, mas no fundo enérgica e prometedora, para serem precisamente jovens!!! Com tanta profecia que para aí se apregoa, eu temo por todas estas necessidades, porque alguém lhes anda a ocupar os pensamentos com vulcões que arrasarão toda a Europa e com o tão temido "fim do mundo"!!! Ou seja, alguém anda a tratar de não haver mais crianças e jovens com tudo o que lhes pertence por idade e de quem nós, adultos, precisamos indubitavelmente. Por favor, sosseguem-nos, não os tornem ansiosos, chorosos, preocupados, já temos cá muito disso...apontem-lhes a vida e vivam com eles... deem-lhes esperança, porque afinal, se até sabemos muito no que à nossa disciplina diz respeito, ninguém sabe o conteúdo do dia de amanhã.

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Make it well

Neste novo ano, impere no teu íntimo a esperança, a perseverança e a loucura que te faça desafiadoramente diferente no coração do mundo. Não esperes um ano bom, tens de ser tu a fazer o ano bom! ;)