terça-feira, abril 22, 2008

Pela fé...na eternidade!

Só pela fé conseguimos entender verdadeiramente o dom da Eucaristia e, mesmo assim, ainda ficaremos muito aquém do que ela significa. Ninguém consegue perceber na totalidade o mistério que ela encerra.
" A Eucaristia é uma gota de eternidade no tempo." * Onde é que nós, finitos e limitados, conseguimos aprofundar até ao âmago uma gota que seja de infinita e ilimitada eternidade? Entra, então, a fé, trabalha a fé e prevalece a fé...como única forma possível de participarmos intimamente neste dom.
De vez em quando, necessito de fugir à Eucaristia da minha paróquia. Quer dizer, não fujo, vou, mas depois tenho de ir a outra sem ser lá. Sinto falta de estar "sossegada", sem ter de me ocupar a ler ou a cantar. Sinto falta de a sentir mais em silêncio, ainda que no meio de gente. Sinto falta de me voltar para dentro com mais intensidade. Depois que ouvi a frase acima citada, magnificamente inspirada pelo Espírito Santo a quem a proferiu, questionei ainda mais esta minha estranha vontade de me ausentar. Se calhar, procuro essa gota de eternidade e também de transcendência. Se calhar, ouso demais...e tal como Tomé, não estarei a dar testemunho vivo de Igreja reunida, mas é-me imprescindível sair da comunidade. Reitero, só de vez em quando!
Só pela fé.......só a fé fará de nós terrenos, onde essa gota possa repousar e fecundar, para além dos nossos apertados horizontes e tempos!
* Alguém escondido numa gota de humildade :) :) :)

2 comentários:

Gui disse...

Não acho que ouses demais... é sempre importante praticarmos a eucaristia em Igreja mas a procura introspectiva de Deus também é necessária, é bom cultivarmos a nossa relação pessoal com Ele. Por isso é compreensível que precises sair da tua paróquia, especialmente quando tens serviços nela. A preocupação por vezes tira-nos a oração... não é por isso que abandonas a tua Igreja. :)

Anónimo disse...

Marta e Maria. Somos tantas vezes arrastados para Marta que sentimos a necessidade de Maria.
Também nos preenche o que damos, tambem oramos ajudando os outros a orar. Não deixa de ser um facto que precisamos do nosso espaço de intimidade, de "estar aos pés d'Ele", de O escutar, de nos sentirmos envolvidos por Ele.
Muira paz
Asas da Montanha