terça-feira, março 29, 2011

A verdadeira amizade falsa...


O processo da avaliação do desempenho docente está muito longe de ter terminado, até porque, muito sinceramente, tenho receio do que aí vem, cheira-me a qualquer coisa que não é melhor. Mas, enfim, sempre deu para "desafogar" a classe docente, que rejubilou e, em tanto tempo e pela primeira vez este ano, eu vi aquela sala repleta de sorrisos abertamente aliviados, de interpelações jocosas e irónicas, sobretudo para aqueles que sendo iguais a todas as outras galinhas aspiravam a ascender a galos formados em avaliação do desempenho do galinheiro. Bom, chegava um, "olha, já sabes que a avaliação foi suspensa?", chegava outro "Oh, e eu que já tinha o meu dossier prontinho" e ainda outro "Então e agora o tempo que perdemos com isto, incluindo as reuniões enfadonhas e pouco esclarecedoras que só se fizeram porque TODOS os professores seriam avaliados, para que nos serviu?" E há uma que me fica no ouvido "Agora já podemos voltar a ser todos amigos." Agora já podemos voltar a ser todos amigos, repeti para mim! Mesmo que o neguem, este desabafo é a prova de que andavam ali uns tantos a entalar a vida de outros mais. Santa amizade hipócrita que vai continuar como se nada fosse, porque o Inverno já foi, mas volta e urge a confecção continuada de camisolas com malha apertada e enviesada. Esta, sim, é a evidência evidencialmente evidente. Era capaz de sugerir que o próximo modelo de avaliação tivesse como primeiro objectivo suprimir esta falha lamentável e profunda! Ninguém ensina o que não sabe ou aperfeiçoa! Ah, pois esqueci-me, não posso, sou contratada, sem voz no discurso, ups!!!E é nestas alturas que eu sinto vergonha de estar enfiada no meio desta classe que me deixa doente!

Sem comentários: