quinta-feira, agosto 13, 2009

Nós e o mundo...

Ontem fui ao mercado com a minha mãe. Enquanto ela se abeirou de uma banca, eu afastei-me um pouco para o lado para não atrapalhar no meio de tanta gente. Duas senhoras, que vendiam biscoitos, estavam numa tagarelice desenfreada e algo revoltada acerca de alguém. A um certo instante vira-se a que estava um pouco mais alterada para a outra: " Estou-me "borrifando" para o mundo." "Borrifando" foi o termo que eu alterei aqui na conversa, porque a senhora utilizou outro mais depreciativo e que não exalaria certamente melhor odor. Imaginei-a logo a desfazer-se em pequenas partículas que desapareciam sem deixar rasto! Com uma atitude destas, ainda que só proferida, a senhora estava era a negar-se a ela mesma, não estaria com toda a certeza ali a apregoar os seus biscoitos.
É no mundo, com os outros que a nossa oportunidade de ser é evidente! Sem os outros a nossa identidade nem esboço seria. De que forma olhamos o mundo? Que lugar damos aos outros na nossa vida?

2 comentários:

Pedro disse...

ola...
Da mesma forma que ela se esta "borrifando" para o mundo... o mundo retribui-lhe da mesma maneira: "borrifa-se" para ela!
Bjs

Ana Alexandra disse...

A mágoa possível com que a senhora proferiu essas palavras fazem-nos querer que não se "borrifa" assim tanto para o mundo... Sejamos calmos e com esperança... e se nos definir-mos coo deve ser, passamos a ter a identidade e a nossa forma de estar com este mundo... aceitando e tentado corrigir tosos os seu defeitos

beijinhu de uma Ana pa outra Anocas ;D