quinta-feira, agosto 06, 2009

Dizer não...

Dizer "não", seja em que domínio for, nem sempre se torna fácil e mais árduo se manifesta quando é direccionado a pessoas que nos prendem por qualquer sentimento. Pode dar a entender que é uma resposta teimosa, casmurra e complicada quando, na verdade, leva firmeza e convicção. Quando tem de se dizer, é quando confrange mais, porque é aqui que o "não" é menos aceite e causador de interpretações falaciosas. No entanto, eu não posso dizer sim se o que fica para trás e em último lugar é o que eu sou, não posso ir de enxurrada, com o ânimo dos outros, que até compreendo muito bem, mais do que o que parece, mas, por favor, não me peçam para me desalmar, tomem-me o que quiserem, mas não me levem de mim mesma. Dizer "não" também dói, porque fica dentro muita palavra inaudível, porque nenhuma justificação parece suficiente para nos fazermos entender...e eu não ando a fazer-me entender muito bem! Peço imensa desculpa, mas há assuntos nos quais eu não me escrevo a lápis...

3 comentários:

Ni disse...

Sabes... Assusta-me dizer a palavra "não".
Quando estava a estagiar dei-me conta que era mais fácil dizer "não" a uma criança do que a um adulto... E quanto mais vivo mais disso me dou conta. Porque as crianças são puras, pedacinhos de Deus ainda intocados por este mundo por vezes tão egoista... Perguntam-te porque e procuram a verdade absoluta e quando a dás elas aceitam-na. Não procuram razões obscuras... Mais uma peça perfeita do puzzle...
Pena que haja tantas peças que não encaixam... Sigamos dando...

Bjito tranquilo!

P.S.- Já tenho saudades! :D

Anónimo disse...

Aninha,
temos direito a dizer "Não".Dizer «não» é um direito assertivo (de auto-afirmação). Um «não» para os outros costuma significar um «sim» para nós. Em muitos momentos da nossa vida, um «não» é a forma de manifestar os nossos critérios e defender a nossa postura. Quando dizemos «não» de forma racional e o mantemos, ganhamos segurança e auto-estima pessoal.
Dizer "Não" é um direito que nos assiste,mesmo que seja doloroso dizê-lo a quem gostamos.

Anónimo disse...

Há "nãos" que são "sins", como há "sins" que são "nãos".
Quando um sim é mero lambebotismo, é um não claro à dgnidade de quem o diz e de quem o recebe.
Quando um não é o asumir determinado e consciente do respeito que cada um deve a si próprio e ao outro, é um sim claro à dignidade da pessoa humana.
Bj de paz
C. Lopes