terça-feira, setembro 29, 2009

Ei-lo... : ) 29 / 09 / 2009 : )


Aqui está o José Pedro! : )
Nasceu às 08:30 da manhã de 29 de Setembro, com 3,730kg e 52 centímetros!
LINDO!!!!!!!!!!!! : )

segunda-feira, setembro 28, 2009

"É um lembrete para ser lembrado..."

'A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo: Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo,
a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais.'
Mário Quintana

sexta-feira, setembro 25, 2009

O futuro...



Esta pergunta foi a vencedora num congresso sobre vida sustentável.
"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro da própria casa e recebe o exemplo dos seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...
(enviado por email)

quarta-feira, setembro 23, 2009

A pequenada do 7º Ano à pergunta "quem é Deus?"...

  • "Deus para mim é um grande amigo, com quem eu posso conversar às horas que eu quiser, porque Deus não se importa. Quando estou triste, Deus põe-me feliz, quando me sinto só, Deus está a meu lado.(...) Deus ajuda quem é bom e quem é mau. Não nos castiga por alguns erros que cometemos sem pensar." (Carolina)
  • "Para mim Deus é a pessoa que me protege e que está lá em cima para os bons e maus momentos e que me acompanha para todo o lado, eu acredito em Deus e espero continuar a acreditar e que me ajude a não seguir maus caminhos e espero poder transmitir a mensagem a outras pessoas para que tenham fé em Deus." (Zézinho)
  • "Para mim Deus é o criador do mundo e de todos os seres, porque há provas científicas de que o mundo começou com o Big Bang e eu acredito, mas eu acho que foi Deus que fez com que isso acontecesse. Também acho que foi Ele que nos criou, mas talvez não da maneira como se conta. Eu acho que Deus criou as primeiras espécies que forma evoluindo, transformaram-se em macacos e de seguida foram evoluindo até chegar ao que somos hoje." (Inês)
  • "Eu não acredito em Deus, só acredito no que vejo, porque muitas coisas que dizem que acontecem eu não acredito, mas se vir já acredito. Também para conseguirmos uma coisa não vale a pena pedir a Deus, mas sim esforçar para conseguir essa coisa." (António)
  • "Eu ando confuso, porque dizem que Deus criou o mundo, mas os cientistas provam que o universo nasceu pelo Big Bang, mas de onde vieram os gases e as poeiras? Mas também acho que Deus protege todas as pessoas e é pai de todos." (Pedro)
  • "(...) Acredito em Deus porque já estive em situações difíceis e sem ninguém me ajudar, só Deus é que nos safa." (David)
  • "Deus para mim é o criador do mundo e nosso pai, mas quando penso muito no assunto, não acredito muito nEle." (Andreia)
  • "Deus é o pai do mundo e nosso pai. É o patrão da nossa casa, o mundo, e partilha-a connosco." (Rúben)
  • "Deus é o criador da Terra e é o nosso criador, mas não é o criador de mim, apesar de me terem dito que criou o mundo." (Cláudia)
(Corrigi apenas os erros e escrevi Deus com letra maiúscula que, à excepção da Inês, todos colocaram com minúscula)

sexta-feira, setembro 18, 2009

Poema cicatriz...

A Escola é sobretudo gente
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O director é gente,
O coordenador é gente,
O aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um
Se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados". (...)
Importante na escola não é só estudar, não é só
trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem(...)
Numa escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se,
Ser feliz."
(Paulo Freire)

No final do percurso académico que profissionaliza para leccionar, este poema devia ser gravado no peito de todos, de todos, com um ferro em brasa. Podia funcionar como a cicatriz do Harry Potter que, sempre que o senhor das trevas anda por perto, arde e dói. Sempre que um professor fugisse ao que aqui Paulo Freire expressa, havia a cicatriz de reacender o ardor da queimadura...Mas sempre!

quarta-feira, setembro 16, 2009

Metaforicamente...

... na área da política, ou noutra área qualquer, mas mais apropriadamente na área da política, agora com esta vozearia toda das campanhas eleitorais, tenho a dizer que até posso e devo servir lavando os pés, mas não os lavo com botas... " Para bom entendedor, meia palavra basta."

segunda-feira, setembro 14, 2009

Sabemos a missa de cor...



Ontem, na Eucaristia, na liturgia eucarística na oração sobre as oferendas, e em resposta ao que o celebrante dizia, parece que ficámos todos com um batoque na boca, ninguém respondeu, tudo de bico calado. Porquê? O meu pároco disse o seguinte: " Orai, irmãos, para que o meu e o vosso sacrífício seja agradável aos Vossos olhos." Trocou-nos as voltas, porque nem pio se ouviu. Normalmente, dir-se-ia, "orai, irmãos, para que o meu e o vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso." Ao que nós responderíamos: " Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja." Pois é...fez-me lembrar as deixas dos teatros, quem representa pode até improvisar o que quiser, mas a última ou últimas palavras tem de as dizer, para que o seguinte interveniente comece! E fiquei a pensar... Sabemos a missa de cor, sabemos responder automaticamente...então não sabemos o que respondemos, ao que respondemos e por que respondemos! Fiquei algo inquieta, porque isso não é assim muito bom, penso eu!!! No entanto, envolvida nos meus pensamentos lembrei-me do que significa saber de cor. Cor vem do latim "cor, cordis" que significa coração! Então sabemos a missa de coração, é isso? Bem, já não é assim tão mau se vivermos a Eucaristia de coração! Porém, continuo a pensar, no que, obviamente, a mim diz respeito e à relação que eu tenho com a Eucaristia...Falta-nos sempre tanto!!!

sábado, setembro 12, 2009

O que é o sagrado?



O sagrado... o que é? O oposto de profano, para sermos simplistas. Mas quem profana e não crê não terá consciência do sagrado? Imaginemos um culto que profana uma hóstia consagrada, pisa, cospe... Se o faz não é porque sabe que ali está o Sagrado? Afinal, crê ou não crê?
O que é o sagrado?

sexta-feira, setembro 11, 2009

2009 / 2010



É a cruz que prostra e faz sentir o frio do chão. Mas é a cruz que eleva ao alto, em tempo indefinido, e transpõe a ponte entre a terra e o céu, onde está o Sol que aquece. Fácil e quase insignificante é ofertar, de longe em longe, a alguém um ramo de flores. Difícil e com profundo significado é oferecer uma pequena flor todos os dias.

quinta-feira, setembro 10, 2009

Cinquenta e três minutos.

"- Bom dia, disse o principezinho.
- Bom dia, disse o vendedor.
Era um vendedor de pílulas aperfeiçoadas que acalmam a sede. Toma-se uma por semana e deixa-se de sentir qualquer necessidade de beber.
- Por que é que vendes isso? perguntou o principezinho.
- É uma grande economia de tempo, disse o vendedor. Os peritos fizeram as contas. Permite poupar cinquenta e três minutos por semana.
- E o que é que se faz com esses cinquenta e três minutos?
- Faz-se aquilo que se quer...
« Eu, disse para si mesmo o principezinho, se tivesse cinquenta e três minutos para gastar, caminharia muito lentamente para uma fonte...»"
Antoine de Saint-Exupéry, O Principezinho (XXIII)

quarta-feira, setembro 09, 2009

Não me importo.

Eu choro, mas tu também choras, embora não o queiras mostrar...é bom chorar, sabes? Só as lágrimas são capazes de trazer por escrito o que nenhuma caneta ousa rabiscar, o que ninguém consegue ler, o que nós por uma ou outra razão não conseguimos, não queremos ou não devemos expressar perceptivelmente...e eu choro, seja na frente de quem for e não me importo que as lágrimas me possam levar o estatuto, se é que o tenho, que estupidamente tantos adoram, que encarcera as pessoas nas celas do orgulho e de insidiosa fortaleza...Sim, sou fraca, mas não me importo, porque choro e isso não me pesa e muito menos me diminui!