segunda-feira, setembro 14, 2009

Sabemos a missa de cor...



Ontem, na Eucaristia, na liturgia eucarística na oração sobre as oferendas, e em resposta ao que o celebrante dizia, parece que ficámos todos com um batoque na boca, ninguém respondeu, tudo de bico calado. Porquê? O meu pároco disse o seguinte: " Orai, irmãos, para que o meu e o vosso sacrífício seja agradável aos Vossos olhos." Trocou-nos as voltas, porque nem pio se ouviu. Normalmente, dir-se-ia, "orai, irmãos, para que o meu e o vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso." Ao que nós responderíamos: " Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja." Pois é...fez-me lembrar as deixas dos teatros, quem representa pode até improvisar o que quiser, mas a última ou últimas palavras tem de as dizer, para que o seguinte interveniente comece! E fiquei a pensar... Sabemos a missa de cor, sabemos responder automaticamente...então não sabemos o que respondemos, ao que respondemos e por que respondemos! Fiquei algo inquieta, porque isso não é assim muito bom, penso eu!!! No entanto, envolvida nos meus pensamentos lembrei-me do que significa saber de cor. Cor vem do latim "cor, cordis" que significa coração! Então sabemos a missa de coração, é isso? Bem, já não é assim tão mau se vivermos a Eucaristia de coração! Porém, continuo a pensar, no que, obviamente, a mim diz respeito e à relação que eu tenho com a Eucaristia...Falta-nos sempre tanto!!!

2 comentários:

Ni disse...

Falta-nos sempre tanto... E ainda bem que assim o é... A sensação de aprender com Ele é indescritivel!
Sabes... Essa é a unica parte da missa que não sei...:D

Bjito tranquilo!

Ana Alexandra disse...

Eu sei :D
Mas é a parte da missa em que mais me tenho que esforçar para dizer bem, e a parte em que mais penso no que estou a dizer

beijinhu **