sábado, setembro 12, 2009

O que é o sagrado?



O sagrado... o que é? O oposto de profano, para sermos simplistas. Mas quem profana e não crê não terá consciência do sagrado? Imaginemos um culto que profana uma hóstia consagrada, pisa, cospe... Se o faz não é porque sabe que ali está o Sagrado? Afinal, crê ou não crê?
O que é o sagrado?

2 comentários:

Anónimo disse...

Aninha,
antes de mais, convém descobrir a definição destas duas palavras:
sagrado - s.m. (do lat. sacratus, part. pas. do v. sacrare, "consagrar".)
Que é relativo a um domínio interdito, inviolável e que suscita a veneração por oposição a profano; que se refere à divindade ou ao seu culto. (...)
profano - s. (do lat. profanus.)
Pessoa que não pertence à classe eclesiástica ou que é estranha às coisas da religião. (...)
Numa análise muito simplista podemos concluir que, enquanto o sagrado se define como associado à religião, ao divino; O profano define-se em relação ao sagrado, mais especificamente como oposto ao sagrado. Temos portanto uma dicotomia sagrado vs. profano. Mas o que será então o sagrado e o profano? O sagrado está relacionado com o divino: um objecto sagrado não é um objecto divino mas um objecto que permite a ligação com o divino. Por exemplo: uma faca pode servir para matar ou para cortar alimentos.
O profano é um assunto mais complicado e complexo. Se seguirmos a lógica, então tudo o que não está ligado à religião é profano. Mas, em certas comunidades, o sagrado está presente em todo o lado: tudo o que faz parte da existência é sagrado. Nestes casos, onde o sagrado domina, onde poderemos encontrar o profano? A resposta é simples, não o encontramos.
Embora a nossa sociedade encare a realidade como uma dicotomia (real vs. irreal; homem vs. mulher; civilizado vs. primitivo; Bem vs. Mal; Deus vs. Diabo; sagrado vs. profano; positivo vs. negativo; etc.), a realidade não é definível em dicotomias. Portanto, o sagrado é o que realmente nos interessa. Mas o sagrado não existe sozinho: o homem desenvolveu rituais, cerimónias e tradições que definem os comportamentos a ter e a evitar quando em presença do sagrado. Essas regras são a religião, que gere o sagrado. Para nós o sagrado vai predominar sempre, talvez porque cremos e acreditamos verdadeiramente em Deus.

Ni disse...

Obrigada pelo que me vão ensinando...

Bjito tranquilo!