terça-feira, janeiro 11, 2011

O Príncipe e a Lavadeira...


...de Nuno Tovar de Lemos, s.j.


Duas opiniões:


"Ser simples é muito mais do que ser complicado. É ser verdadeiro, é prestar atenção, é ouvir com o coração e é falar sem pretender ter sempre razão. Só uma pessoa simples é capaz de estar na vida para os outros e pelos outros e consegue fazê-lo sem se perder no essencial." (Laurinda Alves na sua reflexão sobre o livro)


"Este livro não é de ler, é de ouvir. E mesmo quando se lê, será melhor que seja em voz alta, íntima, como quem conta a sua história à lareira, porque o coração ouve melhor o que é bem dito. Com a idade vamos perdendo a coragem de pedir "conta-me uma história de Deus", à noite, na varanda. E é pena. Ouvir no escuro, sobretudo, ajuda a ver o essencial que é invisível." (Vasco Pinto de Magalhães, s.j., igualmente na sua reflexão sobre o livro)


Duas frases:


O Sótão

"(...)depois de sabidas todas as teorias, a única coisa que, de fundo, nos faz mudar é o amor.(...) Cair do alto das nossas seguranças e das nossas defesas para amar e se deixar amar, este é o maior segredo da mudança."


"Barro sempre seguro nas mãos firmes de um oleiro por entre as voltas da vida. Umas vezes sentimo-nos acariciados, outras apertados; umas vezes vemo-nos quase prontos, outras amassados e sem forma; em certas alturas a obra toda faz sentido, noutras torna-se bastante incompreensível."


Vale muito a pena...


1 comentário:

Rita disse...

Aninha, a simplicidade vem do coração. Á dois aninhos atrás ensinaram-me a ver o mundo com simplicidade, com Amor.
Hoje, sei que vale apena utilizar a minha simplicidade...e ainda hoje me ensinam a sê-lo.

Até os meus meninos doçinhos de um e dois aninhos me mostram a essência da simplicidade.
:)

Beijinho grande