terça-feira, março 11, 2008

Eça Agora

Eça Agora, Os Herdeiros de Os Maias é uma obra escrita por 7 autores, a 14 mãos, segundo os mesmos. Ainda que um pouco renitente quanto à sua leitura, lá foi comprar o livro para o ler. E só pensava: "vou desiludir-me, vou ficar à espera de algo parecido com o meu Eça e vai ser uma baldada de água fria que até me vou arrepiar." Não podia sequer pensar que alguém pudesse chegar à escrita musical, assertiva e inteligentemente crítica do meu Eça. Embora desta obra façam parte escritores que eu aprecio, confesso que duvidei da astúcia dos mesmos. E de facto, ainda que nada se assemelhe a Eça de Queirós, deparamo-nos com uma obra que representa a realidade de hoje. Uma escrita pertinente e perspicaz, com uma crítica severa à corrosão da nossa sociedade, com um toque de facilitismo em que todos parecem andar envolvidos e com um positivismo tremendo que faz muita gente sonhar! No fundo e no fim, fez-me lembrar uma telenovela, onde tudo está e acaba bem! Eça de Queirós, ao qual também são dadas algumas intervenções, é invocado numa sessão espírita e só João da Régua escuta e procura colocar em prática os conselhos que recebe do além. Se tivesse mesmo oportunidade, o que não diria Eça de nós hoje!!! Mas gostei...não pela história em si, mas pela incrível coincidência de enquanto estar a ler, e ainda que consciente de sociedades diferentes, eu nunca me ter afastado da obra original que deu origem a esta obra aventura, aliás muito bem conseguida!
Essa agora! Parecem coisas mesmo do além... :)
Se tiverdes oportunidade, lede... :)

Sem comentários: