domingo, maio 17, 2009

A bandeira da Europa


Em 1950, o Conselho da Europa abriu um concurso para a elaboração da bandeira da recém-nascida comunidade europeia.Arsene Heitz, artista de 80 anos, de Strasbourg, apresentou vários projectos e um deles representando 12 estrelas sobre fundo azul; foi esta que ganhou.Onde se foi inspirar o artista? Naquela altura andava a ler a história das aparições de Nossa Senhora na Rue du Bac em Paris, que hoje é conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. O artista inspirou-se na imagem de Nossa Senhora da Conceição, que representa a figura do Apocalipse: a mulher vestida de sol, a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de 12 estrelas.Claro está que nem as estrelas, nem o azul da bandeira da Europa são propriamente símbolos religiosos. Neste sentido, Paul Lévy, primeiro director dos serviços de imprensa e informação do Conselho da Europa, quando explicou aos membros da Comunidade Económica o sentido do desenho, interpretou o número das doze estrelas como o algarismo da plenitude, já que na década de 50 não eram 12 nem os membros do Conselho da Europa nem os da Comunidade Europeia.E, talvez sem dar por isso, esta insígnia proposta por Heitz foi adoptada oficialmente no dia 8 de Dezembro de 1955.São muitas coincidências, casualidades, para que não nos seja difícil descobrir, por entre as dobras da nossa bandeira de europeus, o sorriso e o carinho de Nossa Senhora Raínha da Europa, disposta a dar-nos uma mão neste desafio lançado pelo Papa de recristianizar o Velho Continente.


Transcrito do Livro Os Mistérios de Maria, Página 97, de António Cardigos, Editora Rei dos Livros

2 comentários:

Gui disse...

Foi exactamente no dia de ontem que descobri o significado desta bandeira... a história por detrás da comunidade e das estrelas douradas sobre o pano azul. Nunca pensei... nem de longe nem de perto imaginava tal coisa. Nem foi isto que aprendi na escola e por isso sempre vi a bandeira como qualquer coisa foleira que não tem significado nenhum. Agora que sei o que ela representa... acho-a linda. Algo que achava feio por ser oco, é agora lindo porque está cheio de luz! Porra que até aqui O vejo :)

Ab imo corde disse...

Apesar de já a ter lido antes, foi exactamente ontem que alguém também partilhou esta informação comigo e com outros amigos ( provavelmente foi a mesma pessoa que te contou a ti :))e resolvi colocá-la aqui para que eventualmente mais gente tenha conhecimento dela. ;)

Beijinho sereno***