segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Profissionais de saúde

São pessoas iguais a todas as outras. Têm dias melhores e dias piores. Costumo dizer que cada ser humano, empenhado no que quer que seja, deve dar de si o seu melhor, não importando se está de bom ou de mau humor. E se o trabalho implica relações públicas, então aí é assunto ainda mais delicado.Só existem duas hipóteses: ou nos esforçamos por realmente ser o melhor de nós ou abandonamos a função, o que pelo menos seria o mais sensato. Por quê apontar exactamente profissionais de saúde? Porque eu acho que têm de ser pessoas portadoras de uma humanidade inquestionável. Lidam com pessoas doentes e como se não bastasse esse infortúnio, deveis calcular que ser atendido por uma pessoa mal encarada poderá ser ainda mais doloroso. E pior do que alguém maldisposto, é alguém indiferente...não olha, não toca e quase não fala!
É óbvio que há pessoas imensamente dotadas para exercer funções que exigem carismas acentuadamente filantrópicos, mas outras bem que podiam ter uma disciplina adicional nos currículos e ainda assim talvez ficassem àquem das expectativas ou até mesmo reprovassem.
Não estou com isto a querer ilibar todas as outras profissões, o bom humor e a simpatia assentam bem em qualquer uma, mas seria bom não adoentar também os espíritos de quem já sofre fisicamente. E dias pesados, toda a gente os tem...

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Ana, hoje a tua mensagem tocou-me um pouco pois tal como tu sabes eu sou profissional de saude, e compreendo aquilo que tu quiseste trasmitir. Concordo pelamente contigo, pois muitos dos profissionais de saúde ou de outra profissão qualquer, só estão lá porque querem ganhar o seu ao fim do mês. Isto não é ajudar o proximo. Todo aquele que necessita de nós deve ter-nos como tal ,pois hoje é ele e amanhã somos nós. Eu também tenho os mes dias maus, mas os problemas ficam á porta, tal como digo aos meus alunos. Nós estamos ali a trabalhar porque existe o doente se não estariamosa trabalhar em qualquer outra profissão qualquer.
Hoje a inspiração não é muita pois tive de trabalhar 14 seguidas no Hospital e estou exausto. Talvez Volte a comentar

Beijinhos TRIM

Anónimo disse...

E o descanso é muito mais aprazível e sossegado, quando a nossa consciência está de facto tranquila, por nos dizer que demos o melhor de nós!
Bom descanso!

Beijinho sereno