terça-feira, fevereiro 05, 2008

A solidão cheira...intensamente!

Não são casos singulares e nem estão em vias de extinção. Moram sozinhos e a solidão para eles tem um cheiro forte e superabundante!
A cada passo o telefone toca e do lado de lá uma voz queixa-se de um cheiro insuportável lá em casa e pede para ajudar a encontrar uma solução ou pelo menos verificar qual a origem do odor. A quem lá chega não cheira a nada, mas os queixosos insistem no ar pesado e incomodativo que respiram. Por vezes, o único cheiro que lá se pode sentir é o de ambientadores vaporizados, propositadamente lançados para que, de facto, cheire a alguma coisa.
Moram sozinhos, de idade já entrada no tempo e ainda que a filha ou o filho more por cima ou ao lado, continuam a morar sozinhos numa solidão que quebranta os outros sentidos. Cheira-lhes intensamente a qualquer coisa e não querem distinguir a solidão. Ainda que por breves instantes, quem lhes acede ao pedido torna-se numa fonte de energia e atenção a que normalmente o abandono não dá lugar.
Cheira-lhes a solidão, vêem o desprezo, sentem a amargura, olham o nada e ouvem o silêncio. E afinal não são apenas os sentidos dos mais idosos que estão debilitados, são também os dos mais novos que não cheiram, não vêem, não sentem, não olham e não ouvem mais nada para além do bem-estar próprio...

1 comentário:

Anónimo disse...

Solidão,é um dos sentimentos que cada vez vejo mais nos meus doentes, e isto preocupa-me. Ainda ontem uma idosa que tinha internada no meu serviço, chorou quando lhe disse que tinha alta e ía avisar a filha, vim depois a desobrir que esta idosa, quase inválida vive com uma filha, o genro, 4 netos e 2 bisnetos, os quais passam dias e dias sem sequer lhe dirigirem um bom dia. Esta idosa dizia-me em choro compulsivo, "por favor, arranje-me um lar, ois aos menos lá há pessoas que me diram um bom dia todos os dias". Vivemos numa sociedade sem sociedade, cada um só olha para si mesmo e esquece-se do velho ditado que tem a sua razão de existir "Filho és, pai serás, como fizeres assim o encontrarás".
Devemos pois reflectir bem no fim de cada dia para no di seguinte podermos recompor tudo aquilo que menos bem foi feito.

Assina TRIM