sexta-feira, janeiro 11, 2008

Deixai moer...


O silêncio incomoda, ao mesmo tempo que é imprescindível. Oriundo de muitas causas e razões, acomete-se subitamente em nós sem pedir licença. Por vezes, nem lhe sabemos atribuir fundamento ou significado, para além daquele que está intrinsecamente ancorado à condição específica de cada ser humano. No entanto, faz-nos bem...Faz-me bem, é-me bem.

O meu silêncio não me agasta, mas pode desgostar os outros, assim como o silêncio de algumas pessoas e em certas circunstâncias me importuna. Porém, o silêncio deve ser incontornavelmente respeitado, na medida em que o possamos compreender e aceitar melhor. Dentro de cada um, a combustão do silêncio é simbólica: deixar moer sentimentos e pensamentos para que da farinha das conclusões se produza pão que sacie não só os nossos anseios e preocupações, mas também dos outros. Deixai moer... Estamos, assim, representativamente, a silenciar com o que descansa as palavras e a ajudar a ser melhor para com todos.

Prefiro o silêncio à verbosidade oca e irreflectida...prefiro uma mão estendida repleta de palavras no silêncio das suas acções!

4 comentários:

Anónimo disse...

ola ola!!
adorei as tuas palavras. concordo perfeitamente contigo.
qd fizer o pão convido-te para o meu banquete;)
beijokinhas grandes

Anónimo disse...

Olá!
Pela primeira vez aqui venho. Hoje, ao deambular pela net, descobri este blog que me chamou a atenção.
Vim a descobrir que é da Ana Patrícia que tantas vezes me dá o prazer de visitar o meu blog. Logicamente que fiquei contente. Prometo voltar.
Não sei se já reparou que aquele comentário que me enviou sobre "Missa e catequese", com aquela experiência que diz demais (admiro a coragem do pároco e a sua na disposição de estar ao lado dele), esse texto foi publicado pelo blog "padres inquietos"...
Não sei se conhece, mas acho que, pelo que escreve, irá ter algum apreço por este blog: http://padrejoaoantonio.blogs.sapo.pt/

Gostei dos textos que postou, admirei a riqueza interior que revelam e pela qual lhe peço que aceite os meus parabéns, espero que nos continue a proporcionar mensagens deste nível.

Cumprimenta-a na paz,
Asas da Montanha

Anónimo disse...

A sua presença neste meu pequeno espaço abriu-me um sorriso surpreso, mas extremamente agradecido :) Devo porém, confessar-lhe uma coisa: se o que escrevo faz bem e apraz a alguém é porque não sou eu que escrevo, é Cristo que escreve em mim...
Obrigada pela presença :)
Beijinho sereno

Anónimo disse...

Eu sei, ei sei!
"Tudo o que fizerdes, em palavras ou por obras, seja tudo em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo".
Muita paz.
Asas da Montanha