quarta-feira, janeiro 16, 2008

O peso do papel


Uma pobre senhora, com visível ar de tristeza estampado no rosto, entrou numa mercearia, aproximou-se do proprietário, conhecido pelo seu modo grosseiro, e pediu-lhe fiado alguns mantimentos. Explicou que o seu marido estava muito doente, não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar.
O merceeiro riu-se dela e ordenou que se retirasse do seu estabelecimento.
Pensando na necessidade da sua família ela implorou:
- Por favor senhor, eu dar-lhe-ei o dinheiro assim que o tiver…
Ele respondeu-lhe que ela não tinha crédito nem conta na sua loja.
Um outro freguês, que estava por perto e assistira a este drama, aproximou-se do dono da mercearia e disse-lhe que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família, por sua conta.
Então, o comerciante falou meio relutante para a pobre mulher:
- Você tem uma lista de mantimentos?
- Sim – respondeu ela.
- Muito bem, coloque a sua lista na balança e o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos!
A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada, retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança.
Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel desceu e permaneceu em baixo. Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado:
- Eu não posso acreditar!
O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança.
Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando outros mantimentos até não caber mais nada.
O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido.
Finalmente, ele pegou no pedaço de papel da balança e ficou espantado, pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia: « Meu Deus, Vós conheceis as minhas necessidades e deixo tudo nas Tuas mãos».
O homem deu a mercearia à pobre mulher no mais completo silêncio. Ela agradeceu e saiu da mercearia. O freguês pagou a conta e disse:
- Valeu cada cêntimo. Só Deus sabe o quanto pesa uma oração!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Noite Ana Patricia
"Meu Deus, Vós conheceis as minhs necessidades e deixo tudo nas Tuas mãos" Esta é a verdadeira oração para aquele cristão que se encontra completamentedesamparado sem saber onde possa mais recorrer, serve pois também para toda a sociedade, pois se todos ajudassem o próximo, de certeza absoluta que o mndo não esava ão pobre, em com tantas necessidades

Um abraço TRIM