domingo, janeiro 27, 2008

Vocação...

A vocação é um chamamento, uma inclinação para certo género de vida. Cada um com os seus dons e talentos procura dar a melhor resposta ao que interiormente fervilha, natural e inevitavelmente, sem cessar. Há pessoas que a encontram facilmente e há outras que se prolongam mais um bocadinho na escolha do trilho mais adequado e ajustado.
Hoje sinto necessidade de dizer que, para mim, a vocação não é feita nem reconhecida com elogios, cheia de palmadinhas nas costas, para nos fazermos bonitos à frente de alguém. A vocação é silenciosa e propaga-se de mansinho por todos os poros da alma, até se impregnar por completo, a fim de concretizarmos o mais perfeitamente possível a nossa missão, seja ela qual for. E mesmo depois de descoberta, a vocação continua a ser silenciosa nas obras das nossas mãos... Se não existem certezas daquilo que realmente nos compete fazer, deixemo-nos estar calados, só assim poderemos escutar atentamente o que Deus nos sussurra ao coração e Lhe deixamos espaço aberto para que manifeste o que quer que nós façamos. Só no nosso silêncio com Deus seremos capazes de ter convicções.

2 comentários:

Anónimo disse...

Numa sociedade barulhenta, superficial e eivada de materialismo em que as pessoas borboletam de prazer em prazer, tantas vezes até ao vazio final, não é fácil ouvir, sintonizar a Voz que se torna eloquente no silêncio.
A vocação, qualquer que ela seja, não vive apenas - nem fundamental mente de - grandes momentos em que nos sentimos muito bem, quase transpostos ao 3º céu, nem dos aplausos, muitas vezes enganados e enganadores, da multidão.
Claro que esses momentos fortes, se verdadeiros e sinceros, têm o seu impacto na medida em que entusiasmam, reforçam confiança, despertam nos elans.
Mas o esencial, o que permanece é essa contínua atitude da pessoa de quer estar sintonizada com o silêncio eloquente de Deus.
Penso que o post foi feliz e oportuno. Por ele, obrigado.
Asas da Montanha

Anónimo disse...

Oi Ana PAtrícia

Um pequena palavra que tantas voltas dá a cabeça de quem se encontra indeciso durante alguns períodos da sua vida.Díficil, difícil é a pessoa muitas das vezes optar por uma das duas coisas para a qual tem vocação, isto acontece comigo dentro das minhas duas profissões, as quais desempenho com o maior agrado e carinho e que nada têm a ver uma com a outra, mas ambas me complementam, se dou mais numa do que noutra recinto-me logo.
Vocação, fácil de explicar mas difícil de por em prática...

Assina TRIM