sábado, janeiro 12, 2008

" Na oração é preferível ter um coração sem palavras, que palavras sem coração."

Gosto do Inverno. :) Por várias razões...É tudo mais sossegado, mais aconchegado!
No Inverno gosto de me sentar à lareira, não só pelo calor que dela emana, mas porque, sempre que me sento lá, a minha avó começa a contar coisas do antigamente! Às vezes, e ao longo dos anos, vai contando as mesmas histórias, mas ouço-as como se nunca as tivesse ouvido! E também gosto do Inverno, porque na minha cozinha não há televisão. Como está frio, a televisão muda de casa e passa da minha para a da minha avó, que é logo em frente, sendo a entrada para ambas a mesma!Não, não é porque a televisão tenha frio, mas depois de jantar, vamos para a lareira e assim, o aparelho fica lá o Inverno todo e praticamente só se liga à noite! :) Embora na nossa mesa exista sempre espaço para o diálogo, no Inverno é muito melhor!(Eu sei que não é muito normal, mas tenho uma pequena aversão a essa caixinha que fala..) Ontem, em conversa, comentou-se que, em tempos passados se mandavam rezar "Pai-Nossos" junto das campas dos defuntos. Mas não era só pelos que lá estavam sepultados, era por quem as pessoas tivessem intencionado!Ou seja, em várias campas podia repetir-se o mesmo defunto. Então, lá andava o Sr. Padre, acompanhado de quem tinha ido assistir à missa das almas, de campa em campa a rezar e muitas vezes saíam de lá já noite escura. No entanto, o que mais me chamou a atenção nesta tradição foi o facto de cada Pai-Nosso custar 1 escudo...Na altura e com vários "Pai-Nossos" em cada campa, imagino o que aquilo não renderia. Afinal, ali, não se orava verdadeiramente, acho eu!Em primeiro lugar, porque, de tantas vezes repetirem o mesmo, as pessoas já nem dariam conta do que estavam a dizer e, em segundo lugar, comercializava-se a oração. Por cada Pai-Nosso vendido, 1 escudo... Falar de mandar rezar uma missa e pagar, é uma coisa, mas vender oração...
Embora também seja muito necessário, rezar não é só trautear orações já previamente concebidas e formuladas...rezar é orar, e orar é muito mais do que falar monocordicamente...é tornarmo-nos íntimos de Deus...com o coração!

1 comentário:

Anónimo disse...

ola ola!!!
Adorei ler o teu belo texto... pois n é um texto qualquer é um vivência do dia-a-dia... na minha familia nos mais velhos também são a nossa televisão... para mim os meus avós são o canal com maior audiencia, era principalmente o meu avô que gravei muitas boas recordações, muitas belas histórias e muitos concelhos... agora assisto ao programa da minha avó que fortalece a minha fé com as suas lindíssimas orações...
lá em casa a lareira tb é o local de conversa e onde todos nos reunimos... n só no inverso mas tb ao longo de todo o ano....
beijokinhas grandes...
VIVER