domingo, janeiro 13, 2008

" Não te admires que eu tenha dito que é preciso nascer de novo."

O sacramento do Baptismo é a porta de todos os outros sacramentos. É um novo nascimento; a incorporação em Cristo como membros do seu Corpo, que é a Igreja; a passagem das trevas para a luz; é um sacramento de fé e de amor...é um sacramento de compromisso, traduzindo a nossa vida no Pai-Nosso que rezamos, traduzindo a nossa vida nos passos de Cristo.
Foi Jesus que instituiu o sacramento do Baptismo e não João Baptista, sendo que este vem "mover ao arrependimento para remissão dos pecados", reconhecendo Jesus através do Espírito Santo e da Voz de Deus: " Este é o meu filho muito amado, no qual pus as minhas complascências."
O baptismo de Jesus é uma manifestação da Santíssima Trindade:
- o Pai que fala;
- o Filho que recebe o baptismo, inserido no mistério pascal morte-ressurreição;
- e o Espírito Santo, em forma de pomba, que faz de nós Seu Templo.
Jesus é filho de Deus por natureza, os homens baptizados são filhos de Deus por adopção filial.
Baptizado, Jesus está preparado para:
- ser o Messias;
- e assumir a sua missão diante dos homens, que é a de cumprir a vontade do Pai, de evangelizar/anunciar o Reino de Deus e de salvar a humanidade.
E nós como baptizados estamos preparados para quê?Temos realmente consciência da nossa missão? Quando alguém é baptizado e se achar conveniente, o celebrante toca a boca e os ouvidos do neófito, a fim de que se abram à escuta da Palavra de Deus e proclamem a Fé recebida. Sabei, porém, que não convém ficar nas palavras...Ser baptizado, ser cristão é antes de tudo "um modo de vida"....é um nascer constante, a cada dia, como sinal da presença de Cristo e da missão que nos acompanha!É um renovar de compromisso perene...
"Não te admires que eu tenha dito que é preciso nascer de novo. O vento sopra onde quer e ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é todo aquele que nasceu do Espírito." ( Jo 3, 7-8)

Sem comentários: