segunda-feira, janeiro 07, 2008

O castanheiro



"Era uma vez um castanheiro grande e robusto. Era uma magnífica árvore. Um dia, o Senhor aproximou-se dele e disse-lhe:
- Diz-me, castanheiro, que queres que eu faça da tua boa madeira?
A árvore respondeu:
- Uma porta. Ou talvez uma janela pela qual as pessoas possam contemplar o azul do céu.
O Senhor escutava atentamente. O castanheiro tomou de novo a palavra e disse:
- Talvez seja melhor fazeres uma mesa onde poderias congregar as pessoas em fraternidade. Ou então alguns bancos para as pessoas descansarem.
O Senhor disse para consigo: « És um castanheiro com bons sentimentos!» Depois disse:
- Fizeste boas propostas. Uma porta, uma janela, uma mesa, bancos. Tudo isto é necessário. Mas, apesar disso, sabes o que é que te aconselharia?
O robusto castanheiro respondeu:
- Não, meu Senhor.
O Senhor disse-lhe então:
- Meu caro castanheiro, vou fazer-te uma proposta que é difícil, mas bela. Deixa-me fazer de ti madeira para queimar. Deixa que te corte em pedaços para seres simplesmente madeira para arder. Assim darás aos homens o calor e a luz de que necessitam nestes dias frios e escuros de Inverno. Tu gostarias mais de ser uma porta, uma janela, uma mesa, bancos. Dava-te mais prazer. Mas os outros neste momento necessitam de calor e luz. Darás assim às pessoas neste Inverno muita alegria."



E nós? O que queremos ser?

Sem comentários: