quarta-feira, novembro 04, 2009
Fim...
Como alguém disse um dia " O sol posto é a aurora de outras terras."
Beijinho sereno
segunda-feira, outubro 19, 2009
Consciente do estado só...lido o coração...
terça-feira, setembro 29, 2009
Ei-lo... : ) 29 / 09 / 2009 : )
segunda-feira, setembro 28, 2009
"É um lembrete para ser lembrado..."
a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais.'
Mário Quintana
sexta-feira, setembro 25, 2009
O futuro...
Esta pergunta foi a vencedora num congresso sobre vida sustentável.
quarta-feira, setembro 23, 2009
A pequenada do 7º Ano à pergunta "quem é Deus?"...
- "Deus para mim é um grande amigo, com quem eu posso conversar às horas que eu quiser, porque Deus não se importa. Quando estou triste, Deus põe-me feliz, quando me sinto só, Deus está a meu lado.(...) Deus ajuda quem é bom e quem é mau. Não nos castiga por alguns erros que cometemos sem pensar." (Carolina)
- "Para mim Deus é a pessoa que me protege e que está lá em cima para os bons e maus momentos e que me acompanha para todo o lado, eu acredito em Deus e espero continuar a acreditar e que me ajude a não seguir maus caminhos e espero poder transmitir a mensagem a outras pessoas para que tenham fé em Deus." (Zézinho)
- "Para mim Deus é o criador do mundo e de todos os seres, porque há provas científicas de que o mundo começou com o Big Bang e eu acredito, mas eu acho que foi Deus que fez com que isso acontecesse. Também acho que foi Ele que nos criou, mas talvez não da maneira como se conta. Eu acho que Deus criou as primeiras espécies que forma evoluindo, transformaram-se em macacos e de seguida foram evoluindo até chegar ao que somos hoje." (Inês)
- "Eu não acredito em Deus, só acredito no que vejo, porque muitas coisas que dizem que acontecem eu não acredito, mas se vir já acredito. Também para conseguirmos uma coisa não vale a pena pedir a Deus, mas sim esforçar para conseguir essa coisa." (António)
- "Eu ando confuso, porque dizem que Deus criou o mundo, mas os cientistas provam que o universo nasceu pelo Big Bang, mas de onde vieram os gases e as poeiras? Mas também acho que Deus protege todas as pessoas e é pai de todos." (Pedro)
- "(...) Acredito em Deus porque já estive em situações difíceis e sem ninguém me ajudar, só Deus é que nos safa." (David)
- "Deus para mim é o criador do mundo e nosso pai, mas quando penso muito no assunto, não acredito muito nEle." (Andreia)
- "Deus é o pai do mundo e nosso pai. É o patrão da nossa casa, o mundo, e partilha-a connosco." (Rúben)
- "Deus é o criador da Terra e é o nosso criador, mas não é o criador de mim, apesar de me terem dito que criou o mundo." (Cláudia)
sexta-feira, setembro 18, 2009
Poema cicatriz...
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O director é gente,
O coordenador é gente,
O aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um
Se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados". (...)
Importante na escola não é só estudar, não é só
trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem(...)
Numa escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se,
Ser feliz."
(Paulo Freire)
quarta-feira, setembro 16, 2009
Metaforicamente...
segunda-feira, setembro 14, 2009
Sabemos a missa de cor...
Ontem, na Eucaristia, na liturgia eucarística na oração sobre as oferendas, e em resposta ao que o celebrante dizia, parece que ficámos todos com um batoque na boca, ninguém respondeu, tudo de bico calado. Porquê? O meu pároco disse o seguinte: " Orai, irmãos, para que o meu e o vosso sacrífício seja agradável aos Vossos olhos." Trocou-nos as voltas, porque nem pio se ouviu. Normalmente, dir-se-ia, "orai, irmãos, para que o meu e o vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso." Ao que nós responderíamos: " Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja." Pois é...fez-me lembrar as deixas dos teatros, quem representa pode até improvisar o que quiser, mas a última ou últimas palavras tem de as dizer, para que o seguinte interveniente comece! E fiquei a pensar... Sabemos a missa de cor, sabemos responder automaticamente...então não sabemos o que respondemos, ao que respondemos e por que respondemos! Fiquei algo inquieta, porque isso não é assim muito bom, penso eu!!! No entanto, envolvida nos meus pensamentos lembrei-me do que significa saber de cor. Cor vem do latim "cor, cordis" que significa coração! Então sabemos a missa de coração, é isso? Bem, já não é assim tão mau se vivermos a Eucaristia de coração! Porém, continuo a pensar, no que, obviamente, a mim diz respeito e à relação que eu tenho com a Eucaristia...Falta-nos sempre tanto!!!
sábado, setembro 12, 2009
O que é o sagrado?
sexta-feira, setembro 11, 2009
2009 / 2010
É a cruz que prostra e faz sentir o frio do chão. Mas é a cruz que eleva ao alto, em tempo indefinido, e transpõe a ponte entre a terra e o céu, onde está o Sol que aquece. Fácil e quase insignificante é ofertar, de longe em longe, a alguém um ramo de flores. Difícil e com profundo significado é oferecer uma pequena flor todos os dias.
quinta-feira, setembro 10, 2009
Cinquenta e três minutos.
quarta-feira, setembro 09, 2009
Não me importo.
domingo, agosto 16, 2009
sábado, agosto 15, 2009
sexta-feira, agosto 14, 2009
quinta-feira, agosto 13, 2009
Nós e o mundo...
quinta-feira, agosto 06, 2009
Dizer não...
segunda-feira, julho 27, 2009
Puzzle...
domingo, julho 12, 2009
Mais rede...
terça-feira, julho 07, 2009
Fraqueza...
segunda-feira, julho 06, 2009
Desigualdade e igualdade
segunda-feira, junho 29, 2009
As voltas de um erro...
sábado, junho 27, 2009
A Palavra
segunda-feira, junho 08, 2009
Dia da Diocese
Sentimo-nos bem quando somos autenticamente acolhidos. Foi assim que me senti em Murça, ontem, no dia da diocese! Confesso que foi, de grande vontade, mas algo renitente...mais S.Paulo, todo o ano a falar de S.Paulo...Hmm, começa a cansar! Enganei-me...foi um dia nada cansativo e muito interessante! Foi ver que as únicas diferenças eram as cores dos vários arciprestados; não há novos nem velhos, há membros com funções distintas a trabalhar em favor de um só Corpo.
Um dia que foi bastante oportuno para serenar aquele desespero miudinho, que algumas vezes nos assalta, de sentirmos o sangue a sair das veias e a não revigorar e movimentar o Corpo... um dia para reaprender o Espírito Santo nas suas presença e actuação inesperadas e sempre pertinentes... um dia em que vários pontinhos luzentes se encontraram e fizeram jus à existência de uma família...
sexta-feira, junho 05, 2009
Pé ante pé até à laicização???????
CEEC apreensiva com a EMRC na Escola
Em reunião desta manhã, a Comissão Episcopal da Educação Cristã (CEEC) mostrou o seu "repúdio e apreensão" pela recente decisão do Ministério da Educação que, numa manobra imprevista pela CEEC e "rompendo as negociações em vigor entre a CEEC e o ME", vai enviar para as "Direcções Regionais de Educação um Ofício-Circular da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (OFC-DGIDC/2009/DSDC), dando cumprimento a um Despacho de Sua Excelência o Secretário de Estado da Educação, com um conjunto de orientações para a actuação dos estabelecimentos de ensino, relativas à disciplina-área disciplinar de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) ".
Apreensão e ilegalidade
A CEEC mostra-se apreensiva e preocupada pois considera que com este despacho o Ministério da Educação se prepara para acabar com "um trabalho de diálogo entre as duas instituições iniciado em 2006".
Para a CEEC o despacho em questão refere duas questões que estavam, até este momento, em debate: " o Estatuto da disciplina de EMRC e o Estatuto do professor de EMRC".
A CEEC considera que tal medida "é inadmissível" e "impede a integração plena dos docentes de EMRC na vida, no funcionamento e nos projectos das escolas".
Em relação aos professores contratados a CEEC afirma que a "aplicação das orientações da informação do Senhor Secretário de Estado da Educação tem como consequência a discriminação destes em relação aos demais professores contratados de outros grupos disciplinares, uma vez que o seu horário-semanário só deverá ser preenchido com as horas de leccionação de EMRC remanescentes, não comportadas no horário do professor do quadro de EMRC, a não ser em situações excepcionais". Desta forma, prossegue o comunicado da CEEC, "o professor contratado de EMRC não poderá, em princípio, leccionar outras áreas ou disciplinas para as quais tenha habilitação própria, nem ocupar outros cargos ou funções". Assim os docentes contratados de EMRC vão enfrentar uma "situação de injusta desigualdade em relação aos demais, decorrendo daí prejuízos para a sua vida pessoal e carreira profissional, impedindo-os de participarem plenamente na vida da comunidade escolar."
Suspensão das orientações
No documento a CEEC reafirma o "total desacordo com as orientações oriundas da Secretaria de Estado da Educação relativas ao estatuto dos professores de EMRC, uma vez que lhes conferem um estatuto de menoridade" e pede ao Ministério da Educação " a sua imediata suspensão."
No final do documento os bispos da CEEC mostram-se "solidários com as escolas que vêem com séria preocupação a introdução de medidas que restringem a reconhecida e necessária colaboração dos professores de EMRC na sua vida e funcionamento" e expressam o seu "reconhecimento a todos os docentes de EMRC pelo trabalho até agora efectuado".
8º Mandamento...
quarta-feira, junho 03, 2009
terça-feira, junho 02, 2009
Na altura certa, é preciso falar...
segunda-feira, junho 01, 2009
Segredos...
quarta-feira, maio 27, 2009
Fórmula mágica... : )
Firmeza...
terça-feira, maio 26, 2009
Actualizemo-nos... :) :) :)
Nova sabedoria popular
1) Em Janeiro sobe ao outeiro; se vires verdejar, põe-te a cantar, se vires Sócrates, põe-te a chorar.
2) Quem vai ao mar avia-se em terra; quem vota Sócrates, mais cedo se enterra.
3) Sócrates a rir em Janeiro, é sinal de pouco dinheiro.
4) Quem anda à chuva molha-se; quem vota em Sócrates lixa-se.
5) Ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão; parvo que vota em Sócrates, tem cem anos de aflição.
6) Gaivotas em terra temporal no mar; Sócrates em Belém, o povinho a penar.
7) Há mar e mar, há ir e voltar; vota Sócrates quem se quer afogar.
8) Março, marçagão, manhã de Inverno tarde de Verão; Sócrates, Soarão,manhã de Inverno tarde de inferno.
9) Burro carregando livros é um doutor; burro carregando o Sócrates é burro mesmo.
10) Peixe não puxa carroça; voto em Sócrates, asneira grossa.
11) Amigo disfarçado, inimigo dobrado; Sócrates empossado, povinho atropelado.
12) A ocasião faz o ladrão, e de Sócrates um aldrabão.
13) Antes só que mal acompanhado, ou com Sócrates ao lado.
14) A fome é o melhor cozinheiro, Sócrates o melhor coveiro.
15) Olhos que não vêem, coração que não sente, mas aturar o Sócrates,não se faz à gente.
16) Boda molhada, boda abençoada; Sócrates eleito, pesadelo perfeito.
17) Casa roubada, trancas na porta; Sócrates eleito, ervas na horta.
18) Com Sócrates e bolos se enganam os tolos.
19) Não há regra sem excepção, nem Sócrates sem confusão.
:) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)
(Enviado por email)
sábado, maio 23, 2009
As calças de ganga rotas...
segunda-feira, maio 18, 2009
Será?
domingo, maio 17, 2009
A bandeira da Europa
sexta-feira, maio 15, 2009
Nota breve...
quinta-feira, maio 14, 2009
quarta-feira, maio 13, 2009
O rosto da mãe
No banco da escola...
domingo, maio 10, 2009
quinta-feira, maio 07, 2009
Não está a bater no fundo...
domingo, abril 19, 2009
Ainda que...
sexta-feira, abril 17, 2009
Comunidade...
- reconhece-se;
- recebe-se;
- pratica-se;
- cativa-se;
- encoraja-se;
- difunde-se...
... o Centro!
Como uma unidade!!!
Fácil trabalhar em (com)unidade?
quinta-feira, abril 16, 2009
A dificuldade do silêncio...
segunda-feira, abril 13, 2009
quinta-feira, abril 09, 2009
Campo minado...
quinta-feira, março 26, 2009
A ver quem deu mais......
* Não, desculpa, eu é que dei mais negativas do que tu!
- Olha que estás enganada!!
* Não, não, eu dei mais níveis negativos!
- Tens a certeza disso?
* Tenho! Queres confirmar?
- Ah, pois foi, deste realmente mais negativas do que eu!
Como se isto fizesse ganhar troféus!!!
quinta-feira, março 19, 2009
Inscrição na Areia
Não tem o peso nem de uma rosa de espuma!
Desfolha-se por quem?
Para quem se perfuma?
O meu amor não tem
importância nenhuma.
Cecília Meireles
segunda-feira, março 16, 2009
Fraternidade
Peno cilícios da comunidade.
Água dum rio doce, entrei no mar
E salguei-me no sal da imensidade.
Dei o sossego às ondas
Da multidão.
E agora tenho chagas
No coração
E uma angústia secreta.
Mas não podia, lírico poeta,
Ficar, de avena, a exercitar o ouvido,
Longe do mundo e longe do ruído.
Miguel Torga, in 'Cântico do Homem'
sexta-feira, março 13, 2009
Desafiar...
quinta-feira, março 12, 2009
"Stôra, tenho medo de crescer!"
segunda-feira, março 09, 2009
A definição do amor indefinido...
É algo que desliza macio pela palma
É algo que me liberta a alma
É algo que surge pela vontade do coração
O amor é como uma meditação
É algo que durante a noite me desperta
Como algo que me aperta
E me faz sentir a emoção
Por estes cantos procuro um encosto
onde possa encontrar sinceridade
juntamente com uma grande novidade
Para que consiga sentir o doce gosto
Com o aroma da fidelidade
o amor num campo de tranquilidade
Fábio Carneiro, aluno do 10º D da Escola Morgado Mateus-Vila Real
quinta-feira, março 05, 2009
Acção de Formação------ Rir : )
• BRUXA RODRIGUES, doutorada em Ciências Ocultas, pela Universidade Clandestina Harry Potter.
• VALTER LESMA, doutorado em Banalidades e Idiotices, pela Universidade do Queijo da Serra de Penamacor.
• JORGE CALHAU, doutorado em Incompetências, pela Universidade Piscatória de Braga Por Um Canudo.
• ALBEIDA ALMINO, doutorado em Excitação Sexual Face ao
Poder, Universidade de Vilar de Maçada e Presidente da Codcap
( Comité de Caça aos Professores )
OBJECTIVOS DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO
1. Permitir que os professores desenvolvam as suas capacidades de técnicos de animação escolar;
2. Incentivar os professores a resistirem até próximo de metade da idade da reforma;
3. Dinamizar o espírito burocrático na carreira docente;
4. Desenvolver as capacidades físicas, gestuais, linguísticas e criativas dos docentes.
MÓDULO I – PRÉ-FORMAÇÃO
1. Entender que ensinar é uma violação dos direitos de quem não quer aprender (350 horas)
2. Quanto mais entreter mais futuro vai ter (250 horas)
MÓDULO II – RELAÇÃO COM A UNIVERSIDADE
1. Superar o Síndrome da Paciência (150 horas)
2. Como se desviar de um OVI (objecto voador identificado) – Visualização de casos práticos no Youtube (200 horas)
3. Como sobreviver a um ano escolar sem dar uma falta (500 horas)
4. Adquirir capacidade de ignorar quando o aluno lhe rebenta os dentes (200 horas)
5. Como esvaziar uma caixa de anti-depressivos e ansiolíticos em dois intervalos (150 horas)
6. Como tentar confiscar um telemóvel sem se magoar – Visualização de casos práticos em vídeo (800 horas)
7. Como utilizar as novas tecnologias num contexto de jogos e mensagens (125 horas)
MÓDULO III – ACTIVIDADE PRÁTICA
1. Arrotar, dizer palavrões e cuspir, em intervalos consecutivos de 2 segundos (200 horas)
2. Aguentar duas chapadas, três pontapés e uma cabeçada, sempre com sorriso rasgado (350 horas)
3. Correr 100 metros, com o livro de ponto debaixo do braço, no máximo de 25 segundos (100 horas)
4. Abanar 500 vezes a cabeça, afirmativamente, durante 5
minutos. (185 horas)
5. Utilizar 5 resmas de papel, para grelhas de auto-avaliação
de 20 alunos, no período de 5 dias ( 240 horas)
MÓDULO IV – RELAÇÃO COM O (A) AVALIADOR(A)
1. Nível 1 (principiante): Pagar o almoço do(a) avaliador(a) na cantina e oferecer-lhe um bilhete para o espectáculo do Tony Carreira (150 horas).
2. Nível 2 (avançado): Reunir durante 3 horas, não tratar de nada e fazer uma acta de 17 folhas (225 horas).
PATROCINADORES:
Academia de defesa pessoal 'PIRA-TE E FOGE, LDA'
Edições Rebeldia ‘COME E CALA-TE’
Associação de Pais 'DÁ-LHE AGORA QUE ESTÁ DE COSTAS!'
Associação Saltar ‘ DO 5ºANO AO DOUTORAMENTO ‘
INSCREVE‐TE JÁ
• Se enviares a tua inscrição no espaço de 3 dias terás direito a faltar a ½ aula de substituição.
• Se juntares à tua inscrição a de um colega distraído,receberás uma dentadura postiça e umas canadianas em 2.ªmão.
quarta-feira, março 04, 2009
Agulha ou tesoura?
sexta-feira, fevereiro 20, 2009
Por dentro...
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
Sabedoria chinesa...
Vale a pena pensar nisto...
quarta-feira, fevereiro 18, 2009
O valor e o preconceito...
terça-feira, fevereiro 17, 2009
Viagem única!
Esse é o problema: fugir ao que está ao nosso alcance e ocupa o nosso quotidiano, as nossas conversas, as anedotas que contamos, as preocupações que revelamos, aquilo para que a língua está sempre afiada, distanciando-nos da responsabilidade, do compromisso, do interesse mínimo em oferecer o nosso contributo para a resolução. Divertindo-nos com o enigmas para nos esquivarmos ao compromisso e acção concreta.
Esta é uma questão essencial no lugar e no momento que atravessamos. O lugar é muito mais que o pequeno rectângulo a que temos relutância, em certos momentos, de chamar pátria, húmus donde provimos e donde queremos um dia partir. Dizemos que é “este país”para que nos não atinja nem comprometa, nem sequer envolva. Vamos resolvendo o nosso imediato e gerindo o resto de sorte que nos toca, de não estarmos sem abrigo e termos sobre a mesa, ainda que não muito abundante ou mesmo um pouco embolorado, o pão de cada dia.
A decisão é exactamente esta: a nível individual e colectivo assumirmos que este é o nosso tempo e o nosso lugar, onde estamos “inscritos” na história e onde o nosso remo não pode ser entregue a mais ninguém. Esta é a nossa onda, o nosso mar e a nossa única viagem antes do eterno. Quem somos nós para nos colocarmos numa varanda imaginária a ver passar um cortejo a que queremos ser alheios? O nosso lugar, a nossa vocação cristã é aqui e agora.
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
Peregrinação Interior...
Um dia olhei para dentro de mim e reparei, com pesar, que eu nunca mais saberia tudo, e que aquela minha avidez cognitiva era absolutamente estéril e ineficaz. Que teria de planear projectos menos ambiciosos e, sobretudo, que era tempo de ir procurar a vida da qual me tinha afastado e desprezado. Descobri então que talvez tivesse alguma coisa para dar e que, à maneira que ia dando e recebendo, eu me aproximava da grande imposição de viver que é qualquer coisa como o nosso todo vital posto em risco e aventura, conhecimento e energia, criação e descoberta."
António Alçada Baptista
sexta-feira, janeiro 09, 2009
Pausa...
Peço desculpa se desiludo alguém, mas há coisas que têm mesmo de ser. :)
Beijinho sempre sereno*** :)
quinta-feira, janeiro 08, 2009
Resistência e renovação...
quarta-feira, janeiro 07, 2009
Falta injustificável...
terça-feira, janeiro 06, 2009
Em círculo...
sábado, janeiro 03, 2009
Fogo na Selva
Há fogo na selva. Os animais correm em todas as direcções, procurando cada qual escapar o melhor que podia ao fogo devorador. Os elefantes, com o seu chefe à cabeça, enquanto passavam junto de um pequeno lago, viram um passarinho que tranquilamente se molhava na margem.
Cheio de assombro, o elefante chefe parou e disse-lhe:
- Por que não foges como todos nós para escapar às labaredas que vêm aí a comer tudo o que é floresta?
O passarinho respondeu:
- Preciso de fazer alguma coisa para apagar o fogo.
O elefante, cada vez mais admirado, perguntou:
- Mas que podes fazer tu para combater o incêndio?
O passarinho respondeu-lhe ingenuamente:
- Eu, apesar de pequeno, acho que poderei fazer também alguma coisa para apagar o fogo. Não vos parece que todos devíamos colaborar para defender a floresta, que é a nossa casa?
O elefante, com ar de troça, perguntou-lhe:
- Então qual é a tua colaboração?
- Estou a molhar as penas para depois voar por cima do fogo e deitar algumas gotas de água.
- E julgas que assim consegues apagar o fogo?
- Não sei, mas faço o que posso.
Pedrosa Ferreira